Um amigo meu certa vez escreveu sobre a inveja que tem das pessoas que viveram e sentiram a mão de ferro da ditadura, com início em 1964, no Brasil. Estranho não?
Mas um tanto compreensível quando se interpreta que o que ele quis dizer, na verdade, é que gostaria de ter vivido e sentido o espírito militante que tomava conta dos jovens naquele período, já que nessa época as pessoas tinham um forte motivo para lutar.
Hoje não? Todos os dias é possível ver na TV, ou em jornais ou blogs casos de violência contra crianças, mulheres, gays... Casos de miséria e fome na África e em outras partes do mundo, disseminação de doenças e aumento de catástrofes causadas pelo descontrole da natureza (ou seria do homem?).
Por que não combater tudo isso? E se achar que não dá pra combater, ao menos tomar pequenas atitudes e grandes doses de consciência de que esses problemas não são meras criações midiáticas, mas parte de uma lamentável realidade que acaba afetando direta ou indiretamente cada membro dessa enorme sociedade que é o mundo.
A questão é que muita gente só se mobiliza quando sente o problema na pele, entretanto fica difícil quando cada um vive isolado em seu mundo perfeito e inatingível.
Alguém me ajuda a plantar árvores?
Eu ajudo!
Mas acho que além das árvores, precisamos plantar pessoas descentes.
Aí é um tanto mais difícil, Mel!
Saindo das metáforas a gente faz o que mesmo? Grita na Deodoro?
Plantar arvores? Um amigo meu que ta rodando esses interiores do Maranhão me falou sobre a extraçao ilegal de madeira. Sinto muito, enxugar gelo não é comigo.
Ah! E te sugiro a ler Modernidade Líquida do Zygmunt Bauman, eu to com ele aqui em casa e ele fala justamente sobre essa questao da base "fluida" da modernidade, onde não há uma estrutura sólida a qual se possa atacar, pelo fato de que a "liberdade" que o individuo possui o orienta para seu projeto pessoal e sua vida politica é voltada pra si. Enfim, tem mais coisa massa. Eu li só o prefácio.
Eu já plantei algumas aqui em casa e outro dia papai inventou de plantar um milharal. Se tu quiseres vem cá um dia plantar! Engraçado: antigamente as pessoas eram castigadas quando protestavam e mesmo assim o faziam. Hoje em dia ninguém sofre se protestar mas... cadê os protestos? Cadê as mobilizações? Acho que tá faltando ameça pra alguém se mexer.
Já plantei Bonsai!
ah.. eu quero é poesia!
=*