Skinpress Rss

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Ser triste

3

"...And anytime you feel the pain
Hey, Jude, refrain
Don't carry the world upon your shoulders"

                                       (The Beatles - Hey Jude)

Não sei onde ouvi isso, ou de quem ouvi, mas lembro de ter ouvido alguém, algum dia, dizer: as pessoas não gostam de quem é triste. Como se ser triste fosse uma opção. Se as pessoas não gostam de quem é triste, por que alguém iria escolher ser? Nunca quis ser triste. Nunca quis ter essa aura de melancolia ao meu redor. Tudo que eu sempre quis foi ser uma pessoa normal, com gostos normais, amigos normais, família normal, mesmo sem saber ao certo o que é ser normal - onde termina o saudável e onde começa a loucura? Por que não consigo ser normal, ou feliz, se é que ser feliz é ser normal...? De qualquer forma, nos últimos dois dias cheguei à conclusão: as pessoas não gostam de quem é triste. Não gostam de quem tem um problema, de quem não consegue lidar com esses problemas, de quem precisa de ajuda. Elas simplesmente se afastam. A sociedade exige que você seja bem-resolvido, tenha certeza do que quer, não dependa de ninguém, como se todo mundo pudesse ser auto-suficiente. Por que é tão difícil se inserir nesses padrões? 
O mundo está de cabeça-pra-baixo. É uma correria, uma competição, uma hipocrisia sem fim. Ser triste é inevitável nesse mundo de cão. Ser triste não é como se se tivesse uma doença sem cura. Basta um sorriso, um abraço ou uma palavra que acalente e toda a dor se esvai, ao menos momentaneamente. E a vida não é assim? Constituída de fragmentos, de pedaços que se encaixam e vão formando essa colcha de retalhos, alguns coloridos, outros meio desbotados... Só queria uma colcha de cores mais vivas.

3 comentários:

  • 11 de janeiro de 2012 às 08:31
    Borges Jr. :

    E no fim das contas, todos são tristes, e mais ainda, todos têm problemas... o mundo exige que sejamos disfarces.

  • 12 de janeiro de 2012 às 05:17
    Mizraim Mesquita :

    Verdade. Ninguém gosta de pessoas tristes. Todos querem ver sorrisos em pessoas sempre bem resolvidas. E não é ruim. É natural, eu acho. A tristeza, essa que é intrínseca, que cria raízes e se transforma em um jeito de ser, costuma ser característica daqueles que pensam demais, questionam demais, que sentem demais...daqueles que por algum motivo decidiram abrir mão da ilusão de felicidade, mesmo que medíocre, e aprenderam lidar com a tristeza. Os tristes são fortes. Sofrem sem opção, porque simplesmente são e pronto. E a opção da ilusão já está tão distante que nem é opção. Então eles seguem, contrariando as expectativas daqueles que só gostam de ver sorrisos. Um abraço resolve, temporariamente, assim como um colo, um beijo, um aperto de mão, mas essa tristeza nossa de cada dia é incurável...já é parte.

  • 12 de janeiro de 2012 às 11:24

    Poxa, Mizraim, você falou muito bem! Acho que a tristeza faz parte, tem momentos que você se sente perdida, mesmo tendo pessoas ao seu lado.. Mas quando se é triste o tempo todo, acho que é mais complicado. A vida é feita desses opostos mesmo, o importante é conseguir ser feliz e triste, nas suas doses necessárias e saudáveis.